ANATEL Divulga Novo Método Contra Furto de Celulares

2bloqueio-sem-imei-blog-juniordoiphoneNo começo da primeira semana de março de 2016 foi publicada uma notícia esperada a tempos. Agora podemos bloquear automaticamente aparelhos furtados, roubados e até mesmo aparelhos perdidos, diretamente na delegacia na hora da realização do Boletim de Ocorrência sem a necessidade de informar o IMEI (International Mobile Equipment Identity). Ou seja, não é mais necessário toda aquela preocupação em ter que guardar o seu IMEI em um local em seguro e etc..

O Espírito Santo, Bahia e Ceará foram os primeiro estados à implementar esse sistema. Mas, segundo a ANATEL, o sistema já está sendo adotando e em breve estará funcionando em Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

Hoje a maioria das pessoas tem celular e com isso o aumento de roubo de celulares crescem gradativamente. De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) do ano de 2014 para 2015 roubos e furtos de celulares aumentaram cerca de 15% e com esse crescente número de roubos aumentaram também o número de homicídios.

O cidadão que for roubado e desejar bloquear o seu aparelho basta comparecer a Delegacia Civil, registrar um boletim de ocorrência e informar o número completo do telefone e o CPF do proprietário cadastrado na operadora. Se o solicitante não for o proprietário do celular, ele também precisa fornecer seu nome e CPF.

A busca do IMEI será feito pela operadora do cliente em até 48 horas, e o bloqueio será feito no último aparelho em que ela utilizou na data da ocorrência.
Caso o celular seja recuperado o desbloqueio pode ser feito na mesma delegacia em que foi registrado o boletim de ocorrência.

Essa medida tem como base reduzir o número de roubos e furtos e até mesmo crimes virtuais, desde que algum estranho tem acesso a suas informações intimas.

Saber se o celular possui alguma pendencia é primordial caso queira comprar algum aparelho usado. Para verificar se o aparelho possui alguma restrição ao IMEI acesse esse site www.consultaaparelhoimpedido.com.br e faça uma consulta gratuita. Se o resultado constar como “Não cadastrado na base”, signfica que o aparelho não consta como perdido junto à ANATEL

ESCRITO POR ISMAEL